.a maçã da vida.

Publicado: 22 de abril de 2010 em Uncategorized

.olhou para o relógio prateado no braço esquerdo. 17h53min. o sol não tinha mais força, mas deixou nela os males do calor. ainda levava na cara uns olhos cansados. a pele brilhava de suor e isso a deixava desconfortável. envergonhada, até. a essa hora, não havia mais nada a fazer. sentou-se então em um banco para ver o tempo passar.

.dois minutos depois, um senhorzinho pediu licença e sentou-se ao seu lado. aquela presença a incomodou. queria ficar só. no entanto, o que poderia fazer? o banco era público e o homem deveria ter seus mais de 60 anos.
.apesar da idade avançada, ele trazia uma pele tão lisa quanto a de um bebê. os cabelos puxavam mais para os brancos, mas o sorriso estampado na cara era de um jovem e galante adolescente. tinha uma face simpática, o velhinho. até as roupas de linho em tons pasteis, faziam-no parecer mais novo. apenas a sandália de couro  com uma meia grossa por dentro, não reforçava muito seu bom gosto. denunciavam um certo “quê” de velhice.

.começou a olhá-la fixamente e isso só aumentou o incômodo que sentia. foi então que ele disse: “sabe…as pessoas são muito interessantes”. ela ficou intrigada com a constatação nonsense do senhorzinho e perguntou por quê. e esse foi somente o mote para um longo monólogo que entrou pela noite.

.”ah, minha filha. basta sentar aqui por alguns instantes para notar. imagina eu que passo metade do meu dia por aqui, observando as pessoas. sabe…deus fez uns seres muito complexos, estranhos, mas muito, muito fascinantes. cada característica, posso dizer pra você, tem diferentes pontos de vista. nunca é ruim, se você quiser. por que deus nunca fez ninguém pra ser mal. é só prestar atenção. se te chamarem de insensível, esse pode ser só um jeito de não deixar as coisas ruins tomarem conta de você, o que é muito bom. se te chamarem de teimosa. muito bem. pode ser sinônimo de persistente. já os egosístas, jamais podem ser condenados por baixa auto-estima. quem é irônico não é agressivo jamais usa da violência física. quem tem medo, nunca age por impulso, mas quem é impulsivo, não tem medo de ser feliz. quem é ciumento, ama demais. quem ama de menos é cauteloso. quem é distraído, é sonhador. quem é mentiroso entra nos sonhos e no mundo da fantasia. já aqueles chamados de rudes, são os que não toleram injustiça. os vaidosos nunca deixam de amar, mesmo que a si próprios. os impacientes não esperam a vida sentados num banco da praça. os preguiçosos não tem preça de viver. curtem o momento. ah…e os loucos…eles reinarão o reino dos céus. já viu gente normal ver anjo, luzes, sons de arpas? filha. todo mundo é muito bom. depende do ponto de vista. o negócio é escolher o seu Ângulo e encarar a vida. o único defeito que existe é ser meia-boca. ser médícre. passivo diante da vida. o que se tem a fazer é sair do muro. escolher a direita ou a esquerda. usar drogas ou ser careta. mas ser alguém.

.com essa palavras, o velho meteu a mão no bolso direito e, retirando dele um relógio, viu que já era tarde. não se sabe quão tarde era. só que para ele era tarde. talvez a mulher o esperasse. a filha, a amante. a morte. mas, com certeza, era uma mulher.

.levantou-se e, sem dizer adeus, saiu andando, até desaparecer na escuridão das árvores na pracinha. ela permaneceu sentada por alguns minutos com uma maça vermelha na mão. a maçã pulsava. de repente, um verme saiu do interior da fruta. num ímpeto de nojo, ela sentiu vontade de atirá-la com força no chão. no entanto, levou-a até a boca e mordeu-a com gosto, fazendo escorrer pela boca a seiva da vida.

comentários
  1. Deivide de Sousa Oliveira disse:

    eita…tá bem interessante…essa maçã deve ter algum significado…como o poder de tentação, o ímpeto pelo proibido?…shuahhahaa…lá se vou eu viajando tbm!

    • Ana. disse:

      talvez sim…bem provável…
      algum símbolo têm…a semiótica só não tá mto clara na minha cabeça. foi meio inconsciente.
      mas que tem, tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s